Tendências de Investimento na Nova Economia: Oportunidades Promissoras

Publicado 03/NOV/2023

Com o cenário econômico evoluindo constantemente por conta das inovações tecnológicas e mudanças das dinâmicas de mercado, vemos o surgimento daquilo que chamamos de “Nova Economia” no coração dessa revolução, um termo que abrange setores e modelos de negócios inovadores que estão redefinindo a forma como vivemos, investimos e trabalhamos. Vou compartilhar com o leitor as minhas observações e apontar algumas das tendências de investimento na Nova Economia, revelando oportunidades positivas que os investidores poderão considerar.

Antes de tudo, o que é a Nova Economia?

Se você é um novo leitor aqui do blog (seja bem vindo!), pode não estar familiarizado com o termo “Nova Economia”. Trata-se de um conjunto de indústrias e negócios que estão sendo moldados por inovações tecnológicas e mudanças culturais. Tais setores abrangem desde as tecnologias de ponta, onde podemos incluir por exemplo a inteligência artificial e o blockchain, bem como outros modelos de negócios disruptivos como a economia compartilhada. Lembrando-se sempre das bases de sustentação da nova economia que são a sustentabilidade ambiental, social e a governança (ESG).

 

Ser um investidor na nova economia significa reconhecer que as oportunidades estão e continuarão se deslocando para novos horizontes e também que a adaptação a essas tendências podem significar grandes retornos.

ne2

Tendências de Investimento na Nova Economia

Dito isto, vou comentar algumas das tendências que provavelmente você já ouviu falar na mídia e que constantemente ganha espaço na sociedade que vivemos, não por acaso.

 

  1. Energias Renováveis e Sustentabilidade

 

Com a constante preocupação das pessoas em relação às mudanças climáticas, as energias renováveis ganham cada vez mais destaque. Neste grupo temos as empresas que trabalham com energia solar, eólica e outras fontes sustentáveis que atraem investidores conscientes do meio ambiente.

 

  1. Tecnologia de Inteligência Artificial (IA)

 

Com certeza a tendência mais popular dos últimos tempos, a IA está transformando setores inteiros, desde a saúde até a indústria automobilística. As empresas que desenvolvem soluções de IA estão se destacando com produtos como assistentes virtuais e ferramentas de análises de dados avançada. Por isso, investir em empresas pioneiras em IA pode ser uma aposta deveras promissora para o futuro.

Uma empresa que ilustra o potencial de investimento na área  de Tecnologia de Inteligência Artificial  é a “DeepMind Technologies”, uma subsidiária da Alphabet Inc., a empresa-mãe da Google. Fundada em 2010, a DeepMind se destaca por suas realizações, tais como o programa de IA “AlphaGo”, desenvolvido em 2016 e projetado para jogar o complexo jogo de tabuleiro “Go”, que é considerado um dos jogos mais desafiadores para IA devido à sua vasta combinação de movimentos possíveis. De forma surpreendente, o “AlphaGo” conseguiu derrotar um dos melhores jogadores de Go do mundo, o sul coreano Lee Sedol. 

 

  1. Saúde e Bem-Estar Digital

Sabemos que a tecnologia cada vez mais se integra na saúde de maneiras inovadoras, isso inclui aplicativos de monitoramento de saúde, telemedicina e dispositivos vestíveis. Por isso, os investidores precisam ficar de olho em startups que constantemente melhoram o acesso e também a eficácia dos cuidados na área da saúde, o que por consequência poderá ter retornos lucrativos.

 

  1. Economia Compartilhada

Através de plataformas que facilitam o compartilhamento de recursos, tais como hospedagem e transporte, empresas como o Airbnb e Uber são grandes exemplos de como a economia compartilhada traz um novo panorama social.

Ainda sobre a Airbnb, a empresa nasceu em 2007 quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Atualmente, a plataforma possui mais de 4 milhões de anfitriões que já receberam mais de 1,5 bilhão de hóspedes em praticamente todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências personalizadas que permitem aos seus clientes viajantes conhecerem outras comunidades e culturas de uma forma mais autêntica e agradável.

 

  1. Tecnologia de Assistência e Envelhecimento da População

Com o envelhecimento da população, as soluções de tecnologia que visam a melhoria da qualidade de vida dos nossos idosos continuarão em alta demanda. Portanto, investir em startups que desenvolvem dispositivos e serviços para idosos também pode ser uma decisão muito sábia e prudente.

 

  1. Setor de Alimentação e Agricultura Sustentável

Com a constante e crescente preocupação com a segurança alimentar da sociedade, bem como o impacto ambiental, o mercado está impulsionando a demanda por alimentos sustentáveis e métodos agrícolas inovadores.

A empresa “Beyond Meat Inc.”, fundada em 2009, é uma produtora de alimentos à base de plantas, cuja missão é elaborar soluções alternativas para os produtos de origem animal. Podemos citar o hambúrguer feito à base de plantas que é muito parecido com o hambúrguer de carne real, tanto na aparência, quanto na textura e sabor. Isso fez com que a empresa gerasse valor podendo atender uma demanda cada vez maior de consumidores que buscam opções de alimentação mais saudável, e de igual maneira proporciona uma experiência gastronômica parecida ao consumo de carne real.

Dicas para Investir na Nova Economia

Está interessado em investir na Nova Economia? Continue a leitura e tome nota de algumas dicas importantes antes de dar esse passo.

bitcoin invest
  1. Diversifique seus Investimentos

 

Por mais que estejamos falando de oportunidades emocionantes de negócio, a máxima sempre prevalece: diversifique seu portfólio. Nunca coloque todos os seus recursos em um único setor, ou empresa. Gerencie seus riscos e conheça bem cada modelo de negócio antes de colocar seu capital nele.

 

  1. Pesquisa Aprofundada

 

Ainda sobre gerenciamento de riscos, pesquise também as tendências e empresas com muito cuidado e atenção. Compreenda os modelos apresentados e estude a concorrência para que assim você tenha mais assertividade no seu investimento.

 

  1. Acompanhamento Contínuo

 

É notório que a Nova Economia evolui em alta velocidade. Prepare-se para ajustar seus investimentos com base nas rápidas mudanças do mercado, bem como as novas tendências emergentes.

 

4 Não se Esqueça dos Conselhos Profissionais

 

Por último e não menos importante, se você é novo no mundo dos investimentos ou até mesmo não tiver tempo para pesquisar tanto sobre, é de grande valia buscar a orientação de um bom e experiente consultor financeiro.

 

A Nova Economia está de fato criando um terreno fértil para oportunidades de investimento que não são apenas importantes, mas emocionantes e lucrativas. Reconhecendo as tendências da evolução e adotando uma abordagem informada, você certamente poderá se posicionar para colher os benefícios dessas mudanças que moldam a nossa sociedade a passos largos. Portanto, lembre-se sempre de que embora o potencial de recompensa seja alto, sempre é importante considerar os riscos e buscar orientação profissional sempre que necessário for.

 

Gostou desse artigo? Continue explorando as tendências de investimento na Nova Economia, e conheça mais insights sobre como aproveitar essas oportunidades aqui no nosso blog. Juntos, iremos desbravar todas as novidades do mercado e aprender sobre as vantagens da Nova Economia!

 

Sua voz importa! Este espaço é um convite aberto para você expressar suas ideias, compartilhar suas opiniões e enriquecer a discussão. Suas experiências são valiosas e podem inspirar outros a verem o mundo de novas maneiras. Junte-se a nós e faça parte dessa troca enriquecedora de conhecimento e perspectivas. Comente, opine e contribua para construirmos juntos um ambiente de aprendizado e crescimento mútuo. Estamos ansiosos para ouvir o que você tem a dizer!

Comentários

Leia nossa política de comentários antes de comentar.    https://carlosrotermund.com/politica-de-comentario/

CONTATO

Fale comigo.

Me siga nas redes sociais.

contato@carlosrotermund.com.br

Todos os direitos reservados – Carlos Rotermund © 2023 

You have not selected any currencies to display